segunda-feira, 15 de junho de 2009

Poema para o Professor

Ser Educador

Ser educador é pintar o mundo de todas as cores.
É poder fazer sorrir as crianças
É vê-las crescer
É ajudá-las a aprender.
Ser educador é profissão de amor
É deixar em cada criança
A lembrança de um mundo melhor.
Ser educador é ser poeta
É ser pintor,
É ser palhaço,
É ser ator.
Ser educador é ser criança
É ser adulto
É ter esperança.

Frases do Mestre Paulo Freire

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."

"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes."

"A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca. Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrário, luta por ela precisamente porque não a tem. Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão."

"Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Está é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado."

Educação e valores

É possível educar com ausência de valores?
É interessante perceber que é cada vez mais certo que os valores precisam fazer parte da educação, tanto familiar quanto a escolar.A educação que valoriza a preparação para o vestibular e não para a vida, oferece à sociedade pessoas muito inteligentes, sem dúvida nenhuma, muito competitivos para o mercado de trabalho, com certeza serão os melhores colocados e que alcançarão os melhores cargos, porém, estas pessoas, na maioria das vezes, se tornam solitárias e capazes das maiores barbaridades para se conseguir o que quer. Afinal de contas, são os “melhores”… pelo menos é isso que valoriza a sociedade.Isso ocorre porque não lhes foi passado, limites e valores, não lhes foi ensinado a lidar com as emoções, a respeitar o espaço do outro… coisas mínimas que devem ser passadas para se viver bem em sociedade. Porém, esta educação “não leva o filho a se dar bem na vida”, e essa idéia está presente na cabeça de muitos pais.Ensinar ao filho ou aluno o respeito ao colega, a amizade, a compreensão, a cooperação e diversos outros valores tornam as pessoas mais humanas, mais sensíveis à dor do outro, mais solidário… e é isso que nossa sociedade precisa, de ajuda mútua, de união… só assim estaremos colaborando para o bem viver.